Olá família participação, sou a professora Jenifer, e fui convidada para falar um pouquinho sobre o criar e brincar, que particularmente para mim é uma das bases mais importantes das fases que a criança passa.
Durante uma brincadeira as coisas mais importantes da vida de uma criança são oferecidas na qual ela quase sempre é a única protagonista, onde ela cria, brinca, faz e desfaz.
Em nossa escola dispomos de vários ambientes onde a criatividade é sem duvida aguçada todos os dias, um deles recentemente inaugurado é nossa cozinha lúdica, que conta com uma infinidade de utensílios de cozinha, eletros domésticos, alimentos, entre outros, e em poucos minutos de CRIAR E BRINCAR ela se transforma em um restaurante cheio, com vários clientes e muitos pedidos, e em uma simples brincadeira o conteúdo trabalhado em sala vem à tona, e eles provam que a ludicidade proporciona a eles o desenvolvimento pessoal.
Como profissional acredito muito que o ambiente em que os nossos alunos estão inseridos faz total diferença em seu desenvolvimento e aprendizagem. Mas como fazer essa extensão do ambiente em que eles passam o dia para a nossa casa? Até porque não dispomos de tantos recursos como uma escola. Também sou mãe e sei que essa tarefa não é fácil, mas sei que não é impossível, tão importante quanto brincar com os filhos é pensar nos espaços que oferecemos, e como oferecemos.
Já pensaram como uma caixa de papelão pode se tornar algo surpreendente? De como ela estimula a imaginação, Ao invés de uma brincadeira pronta, que tal criarmos algo? Um FOGUETE? UM CARRO DE CORRIDA? OU ATÉ UMA CASINHA! Levar a criança como protagonista da brincadeira e deixá-la criar conforme a sua imaginação, trás infinitos benefícios para a sua infância, é aqui a base para o resto de toda a infância.
Já sabemos como CRIAR E BRINCAR, mas como proporcionar esses momentos de uma forma em que sejam 100% saudáveis e aproveitados? É por isso que nossa escola conta com mais um recurso, a ESCOLA DA INTELIGENCIA, onde tanto alunos quantos os pais aprendem como gerenciar suas emoções de uma forma saudável para que esses momentos sejam aproveitados da melhor forma possível e fiquem presentes nas memórias dos nossos pequenos.
Não deixe pra eternizar amanhã a infância do seu filho, amanhã ele já pode ter crescido.
Jenifer Mendes