Olá pessoal, sou a professora Francielle Bilobran, e estou na escola Participação a aproximadamente 7 anos, e estou aqui para partilhar com vocês um pouquinho sobre os Ambientes educativos, tenho certeza que despertará algumas lembranças do seu tempo de escola. Você lembra qual era o seu cantinho da escola preferido?
Ambientes Educativos
Quando começamos a pensar em escolas para os filhos, sobrinhos ou netos, analisamos as escolas de maneira que tudo que procuramos encontremos nela. Há 7 anos atuo como professora, realizei estágios em diferentes escolas, tanto municipais como estaduais, e algo que me chama muito atenção é como os ambientes são divididos, será que são pensados de maneira que as crianças possam explorar cada cantinho, elas podem aprender em outros lugares, ou será que somente em sala de aula é lugar de aprendizado?
Pensando sobre isso, começamos ter outro tipo de visão sobre os ambientes da escola, penso que as crianças são pequenos exploradores, elas precisam tocar nos objetos, sentir as texturas, o sabor, ouvir todo tipo de som ao seu redor, é dessa maneira que evolui e se desenvolve por inteira, e não apenas em sala, com o caderno, lápis e borracha.
Muitas escolas, pensam em apenas criar salas de aula, tornando o ambiente escolar uma “Selva de pedras”, não reservando espaços de lazer para os pequenos, sem espaço verde, horta, grama para correr. Ao observar esse cenário o que passa pela sua cabeça? Será que meu filho vai desenvolver ficando apenas dentro da sala, tendo um espaço pequeno para praticar atividades físicas e recreativas? Onde ele vai explorar as árvores e os animaizinhos? Ele não vai se sujar, mas será divertido o dia a dia dele? Se você tem essas dúvidas, ótimo!! Pois notamos o quanto o desenvolvimento do seu pequeno é importante.
A escola precisa ser prazerosa para as crianças, elas precisam se sentir em casa, sentir que na escola ela vai poder ir além. Os ambientes necessitam ser pensados com carinho, pois cada cantinho vai ser explorado por mãozinhas e olhinhos curiosos, que partir de uma descoberta nova, irá se transformar em algo mágico. A biblioteca é o espaço dos livros, mas além de desenvolver o hábito de ler, porque não tornar esse espaço ainda mais aconchegante, para que o momento da leitura se torne ainda mais gostoso. Um lugar para correr, sujar os pezinhos na areia, fazer castelos, dividir momentos com os amigos, refeitório não ser apenas o lugar onde realizamos as refeições, mas pode ser realizado aulas de culinária, podendo ser trabalhado noções de matemática e até mesmo leitura.
Em nossa escola, temos uma “Mini cozinha” não apenas para as meninas brincarem, mas para todas crianças, inclusive os meninos, é um dos ambientes preferidos da galerinha, lá a imaginação vai além, o faz de conta está sempre presente, o aprendizado em compartilhar, dividir, organizar e explorar. A professora aqui também, brinca, e acreditam que já me serviram um suco de “Morango com cebola?”, tive que tomar tudinho e no final passar o caixa e pagar rsrs. Imaginem só o quanto de memória afetiva que os pequenos estão construindo, com certeza cada momento desses ficará marcado com um gostinho especial do coração deles.
Dentre tantos espaços incríveis, não podemos esquecer do nosso jardim cheio de árvores frutíferas, quem ai não ama comer uma fruta direto do pé? É uma delícia!! Há diversos benefícios, além das crianças criarem uma conexão com a natureza, olhar com mais carinho para o meio ambiente, assim que colocamos o pé pra fora da sala ou assim que chegamos na escola, vemos a quantidade de frutinhas deliciosas que podemos comer e colher, os alunos acompanhar todo o processo do crescimento da árvore, tendo contato direto com ela, o aprendizado se torna com toda certeza mais significativo.
Cada ambiente da nossa escola é pensando em desenvolver o aluno integralmente, a partir do criar, partilhar, investigar, dividir, explorar. Tudo que fazemos hoje, terá um reflexo no amanhã na vida dos pequenos, então porque não plantarmos coisas boas que serão lembradas na vida adulta com carinho e no fundo uma saudade imensa de quando “era criança”.