class="com_gridbox page ">

Ler é um hábito

            Olá família, eu sou a Jessica Braz, vulgo profª Jé. Trabalho na Escola Participação há seis anos (e preciso confessar que AMO esse lugar).
            Recentemente recebi o desafio de falar sobre o hábito da leitura, que agradavelmente coincidiu com um projeto que estou desenvolvendo com minhas turmas do 3° ano do ensino fundamental.
            Não é todo mundo que gosta de ler e isso fica evidente desde o período escolar. A prática da leitura se torna um hábito que trará resultados significativos a curto prazo, como o aumento da capacidade da escrita, de argumentação além de proporcionar um enriquecimento significativo ao vocabulário do leitor e em sua forma de se expressar.
            É realmente muito legal quando um aluno está lendo e percebe que uma palavra se escreve com uma letra diferente da forma que ele pensou que era antes da leitura.
            Em nosso projeto lemos 30 minutos por dia, um livro escolhido pelos alunos da biblioteca da nossa escola. É um momento encantador e que aos poucos tem se tornado prazeroso para todos, tanto que antes do horário eles começam a perguntar se está no momento da leitura.
            No começo eles ficavam assustados com a quantidade de páginas dos livros, mas já estamos na fase em que queremos descobrir logo o que acontece  no desenrolar da história.
            Eu também faço a leitura de um livro e escolhi um de 300 páginas para encorajá-los e mostrar que é possível sim, ler tantas páginas e ainda ficar triste porque a história acabou.
            Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Cérebro (InsCer) com o professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Augusto Buchweitz afirma que “o hábito da leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade da saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um exercício para o cérebro humano”.
            Claro que as crianças não se atentam a esses termos técnicos, mas apesar disso em nosso dia a dia eles têm demonstrado que algo está mudando, seja no ato de  falar ou escrever uma palavra errada ou até mesmo corrigindo seus amigos e professores( e essa parte eles adoram!).
            Para se tornar um bom leitor é necessário iniciar, que tal escolher um bom livro e começar essa viajem incrível e enriquecedora junto conosco?


- Jessica Daniele Braz